Comparativo: Fiat Toro x Renault Oroch
Picape intermediária, um segmento pouco explorado no Brasil mas que deve ganhar duas novidades muito em breve, aumentando o leque de opções em nosso mercado.
Atualmente temos Renault Duster Oroch e Fiat Toro. A caminhonete Fiat vende muito mais que a rival mesmo sendo bem mais cara. Só que nem por isso a Duster Oroch deixa de ser uma boa opção.
E vamos começar pela Renault. Mesmo abrindo as portas do segmento em meados de 2015 a Oroch logo perdeu espaço e foi engolida pela Toro no acumulado de vendas.
A Renault mudou algumas coisas em pouco tempo, incluiu câmbio automático de 4 velocidades e deu mais fôlego a sua picape aumentando também a gama de versões.
Agora com opções manual e automático. Quem conhece a Oroch sabe que a robustez faz parte do seu DNA, basta entrar nela que você já sente que o carro é forte e pronto, tanto para o trabalho, como aventuras fora de estrada. Só tome cuidado para não abusar no perímetro rural pois falta tração 4×4 nesta picape.
Uma ausência bastante sentida pois ajudaria e muito a Oroch em pistas complicadas. A Renault pode incluir no futuro já que recentemente passou a vendê-la com tração 4×4 na Argentina.
Falando mais dos pontos fortes da caminhonete renault o preço é um atrativo em relação a Toro. A versão top de linha custa R$ 90 mil podendo aumentar o preço caso você inclua algum item opcional.
Se quiser levar com câmbio manual dá para escolher uma versão que custa abaixo de R$ 70 mil reais.
No quesito itens de série a Oroch poderia vir mais caprichada. Tem direção eletro-hidráulica, ar condicionado, central multimídia e ecodriving /// um sistema que ajuda a diminuir o consumo de combustível.
Por falar em consumo a Oroch top de linha roda 8,6 km na cidade e 10,3 km na estrada segundo dados do Inmetro. Falta aí uma partida remota por botão, ar de duas zonas e ajustes elétricos do banco do motorista.
Fiat supera em itens de série
Chegando na Toro, o preço inicial de R$ 94 mil e 500 parece assustar qualquer um. No entanto, a picape Fiat tem as qualidades que se procura num carro deste porte – tração 4×4 e versões a diesel, além de mais tecnologia embarcada.
Motivos para explicar por que ela vende mais que a rival da Renault. Por exemplo, a versão de entrada tem motor 1.8 de 139 cavalos e já conta com câmbio automático de seis velocidades, controle eletrônico de estabilidade e sistema start stop.
A versão mais completa com motor flex sai bem equipada e traz o propulsor 2.4 de 186 cavalos e transmissão automática de 9 velocidades, ar digital de duas zonas, ajustes elétricos do banco do motorista, sensor de chuva e retrovisor interno eletrocômico.
Aí alguns itens que a Oroch não tem. O consumo desta versão é de 10 km na cidade e 12,6 km na estrada de acordo com o Inmetro.
E pra terminar lembre se das versões a diesel da Toro, partindo de R$ 137 mil a R$ 155 mil, ambas com tração 4×4 e toda a gama de itens possíveis como a partida remota por botão.
Tem mais gente chegando
E Oroch e Toro que abram os olhos por que até o segundo semestre de 2020 a expectativa do mercado é para a chegada da volkswagen Tarok, que terá como base o SUV T-Cross, além da Hyundai Santa Cruz, intermediária que vem inaugurar a gama de caminhonetes da montadora que já faz sucesso com os seus 5 SUV’s disponíveis.