Como conquistar a cobiçada PLACA PRETA para o seu carro antigo

Notícias 20/03/2023

Todo proprietário de veículo antigo sonha em colocar a famosa placa preta no seu carro. Além do charme da identificação diferenciada, ela valoriza o modelo e ainda confere algumas vantagens interessantes. Para falar sobre o assunto conversamos com Fernando Miranda, presidente do Clube de Automóveis Antigos de Pernambuco (CAAPE) e conselheiro da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA).

SEM IPVA E NEM EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS ATUAIS. AS VANTAGENS DA PLACA PRETA

Além de funcionar como uma espécie de atestado de originalidade, a placa preta permite ao proprietário estar acobertado legalmente para rodar com seu veículo sem alguns itens que hoje são obrigatórios como o espelho retrovisor do lado direito, o cinto de segurança de três pontos e os encostos de cabeça nos bancos. Todos são itens de segurança obrigatórios atualmente mas, dependendo da época em que o veículo foi fabricado, alguns modelos não trazem esses equipamentos nem como opcional, e colocá-los seria alterar as características originais de fábrica.

“Uma situação muito comum nos carros antigos é ter o cinto de segurança abdominal, então o patrulheiro faz a abordagem porque, de fora, não consegue ver que o motorista está com o cinto. Se o carro tiver a placa preta, o motorista está acobertado por conta da regulamentação dos carros antigos”, diz o presidente do CAAPE. Ele ainda lembra que para os veículos sem o registro oficial de “antigo”, ainda é possível recorrer da multa, mas leva tempo e alguma burocracia.

Pernambuco é um dos poucos estados brasileiros onde os veículos com mais de 30 anos de uso continuam pagando IPVA. Neste caso, o imposto que é variável dependendo do valor do veículo, é substituído por uma taxa fixa, atualmente em R$ 120. Com a certificação da placa preta no entanto, o proprietário fica isento do imposto. “Mas é preciso solicitar essa isenção todos os anos à secretaria estadual da fazenda, o que pode ser feito online, através do site da Sefaz”, orienta Fernando Miranda.

COMO SOLICITAR A PLACA PRETA PARA O CARRO ANTIGO

Somente carros a partir de 30 anos de fabricação (o ano-modelo não é considerado aqui) pode ostentar a placa preta. Assim, neste ano de 2023, carros produzidos a partir de 1993, sejam nacionais ou importados, podem iniciar o processo para ser reconhecido como “carro colecionável”. O primeiro passo é procurar um clube credenciado e dar entrada no pedido.

O carro passa por uma vistoria feita pela diretoria técnica do clube de antigos. Os clubes associados a FBVA são mais indicados. Os vistoriadores observam itens como estado geral, mecânica e acabamento (como forração de portas e teto), e vão atribuindo uma pontuação a cada item. A pontuação máxima que pode ser atingida é 100 pontos; para ter sua originalidade reconhecida é necessário que o carro consiga o mínimo de 80 pontos.

No caso do CAAPE, como o clube é ligado a Federação Brasileira de Veículos Antigos, a solicitação é enviada para a FBVA junto com o laudo dos avaliadores. O carro é inclusive fotografado em vários ângulos, internos e externos. Cabe a federação dar o parecer final e emitir o Certificado de Veículo de Coleção (CVCOL), que desde o ano passado substituiu o antigo certificado de originalidade. O CAAPE então emite uma declaração que, junto ao certificado, deve ser enviada ao Detran que, após uma vistoria, verifica se o carro tem condições rodagem e só então autoriza a confecção da placa preta, que pode ser encomendada a uma loja de placas credenciada pelo órgão de trânsito.

QUANTO CUSTA PARA CONSEGUIR A PLACA PRETA

O custo para se emplacar um antigo devidamente certificado é relativamente baixo. Fica em torno de R$ 1.500. Para dar início ao processo é necessário ser filiado ao CAAPE, que exige o pagamento de uma anuidade no valor de R$ 1.200. Além disso o clube cobra R$ 250 pelo certificado de veículo de coleção. Depois é necessário pagar as taxas do Detran (vistoria e emissão de placas). O certificado que atesta o veículo como sendo colecionável tem validade de cinco anos. A renovação custa hoje R$ 75.

Fernando Miranda lembra que, no ano passado, o Contran finalmente regulamentou o licenciamento dos carros antigos com as novas placas do Mercosul, através da Resolução no. 957, de 17/05/2022. Curiosamente, o Contran permitiu que carros antigos modificados também pudessem ser certificados, desde que as modificações sejam aprovadas em vistoria e não afetem a segurança. “Neste caso, o veículo antigo modificado não vai utilizar a placa preta, e sim outra identificação. A placa passa a ser branca com letras e números na cor cinza”, diz Miranda.

O presidente do CAAPE acredita que existam cerca de 350 veículos de coleção registrados com a placa preta em Pernambuco. “Houve uma retenção nos pedidos desde a introdução das placas do Mercosul mas, com a nova regulamentação estamos vendo uma retomada de pedidos, inclusive de proprietários jovens, que gostam de usar seus antigos no dia a dia. É o charme da placa preta”, acredita Fernando Miranda.

SERVIÇO: O Clube de Automóveis Antigos de Pernambuco fica na Rua Nossa Senhora da Saúde, 563, Bairro do Cordeiro, Recife-PE. As reuniões abertas são feitas às quartas-feiras, a partir das 17 horas.

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