Chineses vão dominar o Salão do Automóvel de São Paulo 2026

Fabricantes chineses invadem a exposição em SP este ano

O Salão do Automóvel de São Paulo está de volta. A principal exposição de carros do Brasil acontece de 22 a 30 de novembro no Anhembi, na capital paulista. Os organizadores da feira já confirmaram a presença de  aproximadamente 20 marcas, mas o número vai aumentar até o dia da festa. Os expositores prometem muitas novidades em veículos elétricos e tecnologias pra deixar o público de queixo caído. O evento marca o retorno da exposição após sete anos de ausência. 

O Salão do Automóvel de São Paulo vem num novo formato que inclui estandes padronizados, uma pista interna para test-drive e espaço com carros de luxo. 

Os fabricantes chineses vão comparecer em massa com suas inovações. A edição de 2025 trará um grande número de montadoras asiáticas. A BYD, sem dúvidas, é o grande nome. Vai levar modelos conhecidos e presentear o público com um belo espetáculo de carrões vendidos em outros países por marcas do grupo. É possível que o público conheça o U8, SUV híbrido grandalhão capaz de boiar por meia hora numa enchente, e de girar 360 graus para fazer uma manobra e sair de uma situação adversa, por exemplo. 

O esportivo U9 também  deve ser uma atração do salão do Automóvel. O super carro tem comando que faz o carro pular pra escapar de um buraco, por exemplo. Além da BYD, Caoa, Chery, Denza, GAC, Geely, GWM, Omoda Jaecoo,  MG Motors são grupos chineses presentes na mostra de São Paulo. O grupo Stellantis além de estrear a Leapmotor no Brasil, vai levar carros de outras montadoras do seu conglomerado já bem conhecidos dos brasileiros: Citroën, Fiat, Jeep, RAM e Peugeot. 

A Honda, Hyundai, Jeep, Kia, Lexus, Mitsubishi, Renault, Toyota, Suzuki Motos e Vespa confirmaram a ida. 

ESTE ANO

O evento também terá uma exposição de superesportivos e uma pista indoor para test drives, mas sem venda de veículos nos estandes das marcas.

Se por um lado teremos um show de marcas asiáticas; do outro há ausência de gigantes. Volkswagen, Chevrolet, Nissan e Ford são marcas que ficarão de fora. Outros fabricantes premium como BMW, Porsche e Volvo também avisaram que não vão. 

O Salão do Automóvel busca um público similar ao da última edição, realizada em 2018. A organização espera um público superior a 700 mil pessoas, impulsionada por uma nova fase do mercado automotivo brasileiro, com a presença expressiva de montadoras chinesas e a expectativa de novas tecnologias. É esperar pra ver. Nós do Carro Arretado estaremos lá.

Tags:

Continue lendo