Chevrolet S10 vai ganhar edição especial de 100 anos da marca

Notícias 11/04/2025

A Chevrolet está comemorando 100 anos de atuação no mercado automotivo brasileiro e prepara uma série de novidades, bem como novos modelos e séries especiais para alguns carros que já estão à venda por aqui.

O conceito de séries especiais foi introduzido pela Chevrolet no país há aproximadamente cinco décadas e reúne 99 edições de veículos dos mais variados segmentos. A S10 100 anos, alusiva ao centenário do fabricante no país, será curiosamente, a centésima.

O modelo irá contar, entre outros itens, com suspensão e pneus personalizados, numa referência às versões de rally que trazem um conjunto preparado para trilhas off-road mais extremas. Preços e outros detalhes serão revelados em breve.

História

Desde que iniciou suas operações no Brasil em 1925, a Chevrolet se destaca não apenas pela relevância dos produtos que coloca nas ruas, mas também pela forma como construir um relacionamento emocional com o consumidor brasileiro.

Parte fundamental dessa história é composta pelas versões especiais e séries limitadas que marcam época com propostas ousadas, homenagens simbólicas, diferenciais visuais e, em muitos casos, inovações tecnológicas.

“As séries especiais sempre foram um instrumento poderoso da Chevrolet para comunicar uma ideia, celebrar um momento ou valorizar um atributo específico de produto. Elas são parte da nossa identidade e representam a capacidade da marca de interpretar o espírito do tempo, conectando-se aos desejos e valores do consumidor”, afirma Suelen Arice, gerente de Marketing de Produto da GM América do Sul.

Fizeram história

Ao longo dos anos 1970, a marca abriu caminho nesse universo com séries inspiradas em brasilidades, como o Chevette País Tropical, o primeiro carro nacional equipado com toca-fitas – vinha com o cassete da música que batizava o sobrenome do carro.

A picape C-10 Chevy SL trazia comodidades de carro de passeio, como bancos individuais e painel com revestimento que imitava madeira jacarandá.

A partir da virada dos anos 1980, a personalização ganhou força, com edições como o Chevette Jeans, que trazia forração dos bancos imitando o tecido, com bolso e tudo. Teve também a série Chateau, com interior vinho, em modelos topo de linha.

Kadett Turim

A década de 1990 consolidou o uso das séries como linguagem própria da marca. Além de edições comemorativas como o Opala Diplomata Collectors, de despedida, e o Kadett Turim, alusivo à Copa do Mundo, a Chevrolet trouxe inovações tecnológicas, como o Monza 500 EF, primeiro sedã brasileiro com injeção eletrônica.

Durante os anos 2000, as séries passaram a refletir estilos de vida. O Corsa Piquet resgatava a paixão pelo automobilismo, enquanto a S10 Rodeio captava a atitude agro. Também houve espaço para transições simbólicas, como a Milenium, presente em Astra, Vectra e Corsa, além da linha Advantage, focada na relação custo-benefício.

Midnight

Já nos anos 2010, o time de design da Chevrolet identificou uma tendência dos consumidores, que inspirados por produtos de categorias superiores demonstravam o desejo de ter esta mesma identidade em seus veículos. Então, os projetistas passaram a traduzir essas expressões urbanas em edições com o DNA da marca.

A linha Midnight, com tons escurecidos e acabamento refinado, é um exemplo disso — tornou-se sinônimo de sofisticação. Igualmente se destacou o Agile Wi-Fi, pioneiro em conectividade com internet embarcada, enquanto o Onix Seleção conseguiu conectar a paixão da nação por futebol ao hatch campeão de vendas.

Hoje, as séries seguem evoluindo e convivem com as versões temáticas, como a RS, de apelo esportivo, e a Activ, aventureira. 

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