Chevrolet Onix 2026 muda pra melhor e quer afastar críticas sobre a correia banhada a óleo

Por Matheus Albino

“Falem bem ou falem mal, mas falem de mim”. Essa frase é do saudoso cineasta norte-americano Henry B. King, mas poderia ser usada por algum diretor da Chevrolet referindo-se ao novo Onix 2026. O modelo compacto acaba de ganhar novidades importantes no Brasil, mas ainda vem sofrendo com muitas críticas nas redes sociais.

O mais falado

Se por um lado ele não é mais o líder no ranking de vendas; por outro é o carro mais comentado da internet. Tudo isso por causa da correia banhada a óleo, sistema crucial para o funcionamento do motor 1.0 turbo ou aspirado. Mas (antes de aprofundar neste assunto) vamos falar das novidades do Onix 2026, hatch e sedan.

Novidades

Ambas as versões ganham painel digital de 8 polegadas e nova central multimídia de 11 polegadas, além de mudanças no visual. No hatch há um novo design dos faróis, tecnologia full LED na iluminação e maior altura do solo na parte dianteira. O sedan acompanha as mudanças frontais e tem como diferencial novas lentes de cristal nas lanternas traseiras.

Motor

A dupla permanece com motores 3 cilindros 1.0 aspirado e 1.0 turbo, este com 115 cavalos de potência. Transmissão manual e automática continuam na linha 2026. A reportagem do Carro Arretado fez um test-drive de mais de 300 km a bordo de um Onix hatch na versão RS, agora a top de linha. O sedan segue com a versão Premier como a mais completa. A média de consumo foi bem satisfatória, 15 km/l de etanol em uma viagem feita praticamente toda em trecho rodoviário.

Bem equipado

O pacote tecnológico do novo Onix conta ainda com ar-condicionado digital, partida por botão, carregador por indução, Wi-Fi nativo e o sistema OnStar. Na segurança ele sai com 6 airbags e, nas versões mais caprichadas, alerta de ponto cego, controle de cruzeiro e alerta de frenagem de emergência.

As mudanças no Onix chegam em um momento importante para o modelo compacto, principalmente o hatch, antes o carro mais vendido do Brasil, agora vive outra realidade. Fiat Strada e VW Polo Track nadam de braçadas brigando pelo posto de carro mais vendido do Brasil enquanto o Onix hatch tenta superar modelos de diferentes categorias para repetir 2024 e fechar o ano na terceira posição.

No momento ele ocupa a sexta posição com 42 mil emplacamentos. O novo Onix hatch custa a partir de R$ 99.990 e o sedan sai por R$ 106.790 na versão de entrada.

Fica devendo

Essa atualização na linha Onix já foi apresentada em outros modelos da marca. Por isso sabíamos que ele não iria oferecer alguns itens de tecnologia e segurança, como bancos com ajustes elétricos, saída de ar na segunda fileira, alerta de saída de faixa e farol alto automático.

Esses e outros itens certamente colocariam o modelo num nível ainda melhor com o intuito de convencer o consumidor a optar pelo carro da Chevrolet por ter um pacote mais completo

Nova correia?

Agora sim vamos falar mais da polêmica correia banhada a óleo. A Chevrolet trabalha com esse sistema nos motores 3 cilindros dos veículos Onix, Tracker e Montana.

No entanto, é o Onix quem mais tem recebido críticas por usar este sistema devido a alguns casos de falha no motor após quebra da correia, levando proprietários a fazer uma retífica completa do motor. A Chevrolet diz que identificou alguns casos e aumentou a garantia da correia para 240 mil km.

No entanto, de acordo com a marca, a quebra da correia ocorre por uso de lubrificante incorreto na revisão. Não há problemas em fazer a troca fora de uma oficina autorizada da Chevrolet, desde que use o óleo específico para o sistema que precisa ter o nome Dexos. Ele possui aditivos específicos para as borrachas das correias.

Apesar de reafirmar que identificou poucos casos e que não há necessidade de convocar um recall, a Chevrolet desenvolveu uma correia com material mais resistente, com nova borracha e revestimento em fibra de vidro para tentar enterrar de vez o assunto já que os boatos seguem na internet.
Por Matheus Albino

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