Chevrolet 100 anos – veja 5 lançamentos icônicos da marca no Brasil


Em 100 anos de presença no mercado automotivo brasileiro a Chevrolet trouxe mobilidade para as pessoas, progresso para as cidades e industrialização para o país.
Vários modelos emblemáticos foram apresentados desde que a marca lançou seu primeiro veículo de forma oficial. Ao todo foram produzidos quase 20 milhões de veículos e nós escolhemos 5 modelos para destacar nesta matéria.
Opala (1968 – 1992)


É por muito tempo o sonho de consumo da elite brasileira e até hoje está presente no imaginário popular, por isso permanece como um dos clássicos mais simbólicos do país. Ao longo de sua carreira de 24 anos recebe prêmios, inaugura uma categoria de corrida – a Stock Car – e ganha configurações luxuosas, como o Diplomata, o primeiro Chevrolet nacional a oferecer um pacote com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos e toca-fitas, por exemplo. Atrai famílias, executivos e profissionais liberais.
Monza (1983 – 1996)

A Chevrolet sempre dominou o segmento de sedãs no Brasil. O Monza é o maior símbolo desse sucesso comercial, sendo o único carro da categoria a ter alcançado o posto de veículo mais vendido do mercado – e por três anos consecutivos. Também é o primeiro representante da marca equipado com injeção eletrônica. Oferece ainda ao longo de sua vida itens raros, como os freios a disco nas quatro rodas, painel digital e retrovisor fotocrômico.
Kadett (1989 – 1998)

Chega como o carro médio nacional mais modernos do ponto de vista construtivo e tecnológico. Suas formas aerodinâmicas contam com vidros rentes à carroceria e ausência de calhas para emenda de solda. Estreia um pacote de opcionais que inclui computador de bordo, check control e suspensão traseira regulável a ar.
Omega (1992 – 2012)

É um marco de sofisticação, tecnologia e de excelência automotiva nacional e o único que realmente faz frente a importados de luxo. Traz equipamentos inéditos para a linha Chevrolet, como motor seis-cilindros de alta performance, freios ABS, airbags e disqueteira para CDs. Aerodinâmica é um dos trunfos, com a frente em cunha, palhetas do limpador de para-brisa “escondidas” e maçanetas embutidas.
A partir da segunda geração, é fabricado na Austrália sobre a mesma plataforma do Camaro V6.
Corsa (1994 – 2012)

Inaugura a era dos carros populares modernos, com design arredondado, injeção eletrônica e acabamento refinado; fila de espera ultrapassa 12 meses, gerando ágio. Chevrolet faz comercial ousado, sugerindo aos clientes não comprar o carro com sobrepreço. Tornou-se referência no segmento de compactos e um dos maiores sucessos da indústria – reconhecimento importante a uma das apostas mais ousadas da época.