BMW IX é SUV elétrico “inteligente” com 630 km de autonomia


A BMW abriu, nesta segunda-feira (24), a pré-venda do elétrico iX, o primeiro carro inteligente da marca no Brasil. O preço varia entre R$ 654.950 e R$ 799.950.
O BMW iX representa uma nova era de mobilidade na marca. Concebido desde o início para ser um veículo totalmente elétrico, sua construção tem diversos elementos moduláveis criados pela BMW pensando nos próximos lançamentos com esse tipo de propulsão.
Leia mais: Papa Francisco ganha BMW que custa R$ 300 mil no Brasil
“Depois de lançar um modelo elétrico e ter toda a gama BMW conectada no país, chegou o momento de ir além com um modelo que representa um novo passo na conexão entre o carro, passageiros e o mundo, se atualiza sozinho, aprende seus hábitos e antecipa seus desejos com inteligência artificial”, afirma Roberto Carvalho, Diretor Comercial da BMW do Brasil.
Além do visual, o IX impressiona também pela autonomia. Com base no ciclo WLTP, o BMW iX chega ao Brasil com autonomia de até 425km e 630km, respectivamente, nas versões xDrive40 e xDrive50.
O modelo estreia um novo sistema de recarregamento das baterias, capaz de proporcionar recargas de até 150kW na versão xDrive40 e 195kW na versão xDrive 50.
Esse rápido carregamento permite aumentar 70% do nível de carga da bateria em 35 minutos no BMW iX xDrive50 ou 31 minutos no caso do BMW iX xDrive40.
Além disso, a autonomia pode ser aumentada em até 150 quilômetros para o BMW iX xDrive50 e 95 quilômetros para o BMW iX xDrive40 em 10 minutos.
Motores
Equipado com dois motores, um no eixo dianteiro e um no eixo traseiro, o BMW iX tem tração integral xDrive de série.
O trem de força rende 326cv e 630Nm de torque na versão xDrive40 e 523cv e 765Nm de torque na versão xDrive50.
A aceleração é de 6,1 segundos e 4,6 segundos, respectivamente, enquanto a velocidade máxima é limitada a 200km/h em ambos para preservação da bateria.
O sistema de tração nas quatro rodas do BMW iX é comandado eletronicamente e transmite exatamente a quantidade certa de torque para as rodas dianteiras e traseiras em todas as situações.
Carro inteligente
São vários os sistemas que tornam o IX um carro inteligente. O sistema de regeneração de energia dos freios é capaz analisar o mapa de GPS por onde o carro está transitando.
Se detectar, por exemplo, uma situação na qual o motorista será efetivamente obrigado a frear, como um cruzamento, o carro, automaticamente, aumenta o sistema de regeneração de energia.
Dessa forma, o motorista usa menos o sistema de freios e, ao mesmo tempo, recupera mais energia para as baterias.
O Assistente Pessoal Inteligente BMW é capaz de analisar o caminho que está sendo feito, cruzar com os dados de horário e destino, para ter ações espontâneas que já foram feitas previamente pelo condutor, como por exemplo, abrir sozinho o vidro do motorista para abrir o portão eletrônico da residência.
O assistente é capaz de executar inúmeras funções no veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos sendo ativados por comando de voz com a frase “Olá BMW”, ou qualquer outra frase que for programada pelo motorista.
Mais tecnologia
A lista de itens é extensa, destaque para o sistema de som Bowers & Wilkins Diamond Surround com 30 alto-falantes, teto-solar panorâmico, internet 5G a bordo, entre outros.
A chave virtual destrava as portas a uma distância de 1,5 metros. Para a tecnologia ser ativada basta estar de posse da chave física ou com um iPhone ou Apple Watch compatível.
Segurança
O sistema Driving Assistant Professional engloba uma série de assistentes, como ACC (Controle de Velocidade de Cruzeiro Ativo) e o assistente de permanência na faixa.
Com eles acionados, o BMW iX se comporta como veículo semiautônomo, acelerando, freando e com capacidade de fazer curvas.
Para isso, cinco câmeras, cinco sensores de radar e 12 sensores ultrassônicos são usados para monitorar os arredores do veículo.
Se inscreva em nosso canal no youtube