GM Blazer elétrico roda mais de 400 km, tem motorzão, mas preço não foi divulgado
Por Matheus Albino
A Chevrolet está atualizando sua linha de carros elétricos no Brasil e o primeiro deles foi apresentado nesta semana – Blazer EV.
O modelo traz um novo conceito de carro de luxo com vários recursos de tecnologia, itens inéditos para um carro da marca, bateria de 102 kw e boa capacidade em termos de autonomia.
Nossa equipe foi convidada para o evento de lançamento e também pôde realizar o primeiro test-drive no modelo elétrico. Levamos o Blazer EV para o Autódromo de Capuava, em Indaiatuba-SP.
Mas, antes de falar da parte mecânica vale uma menção ao belo design do modelo da Chevrolet. Destaque para os faróis em LED que cruzam toda a parte dianteira; lanternas traseiras em LED e teto com perfil mais rebaixado, além das rodas de 21 polegadas.
Na parte mecânica ele traz motor de 347 cavalos de potência, capaz de fazer o famoso 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, velocidade máxima de 190 km/h, modo de condução esportivo e tração traseira.
Com a bateria de 102 kw ele garante uma recarga mais rápida que outros carros elétricos. Para o Blazer EV, a velocidade de recarga é de até 22 kW (AC) e 190 kW (DC).
Na prática, é possível repor até 80% da energia em aproximadamente 40 minutos.
O Blazer EV também conta com sistema one pedal, onde o motorista pode dirigir usando apenas o pedal do acelerador. Com ele ativado basta aliviar o pedal direito e o carro vai freando automaticamente.
No quesito tecnologia este carro traz muitas inovações para a marca em nosso mercado. Para ligar o carro dispensa chave e até mesmo botão de partida, basta pisar no freio que o motor é acionado.
O sistema de mídia de 17 polegadas conta com Google Built-in, dispositivo que permite usar a tela sem espelhar o telefone pessoal. Basta logar em sua conta do google para acessar mapa, assistente de voz e recursos de streaming.
Além dos sistemas mencionados o elétrico da GM também traz um pacote tecnológico bem amplo com ar-condicionado digital automático, painel digital, bancos com ajustes elétricos, retrovisor interno digital, teto solar panorâmico e abertura elétrica da mala.
A segurança oferece novos itens, com destaque para o alerta de ponto cego que identifica bicicletas e evita que alguém abra a porta e atinja o ciclista. Alerta de colisão em cruzamentos é outro sistema de segurança inovador no portfólio da Chevrolet.
O preço não foi revelado, mas a expectativa é que o Blazer EV passe dos R$ 400 mil, levando em consideração o nível de tecnologia do carro, capacidade de autonomia e os rivais citados por ela – BMW iX3 e Porsche Macan. Além desses pontos apresentados é preciso levar em consideração que a Chevrolet também vai vender por aqui o Equinox EV, modelo de porte menor que o Blazer EV e que vai custar um pouco menos para chegar a um público que compra carro elétrico abaixo de R$ 300 mil.