Avaliação: Jeep Renegade Moab – o barato que sai “caro”

Por Matheus Albino
A configuração Moab tem a missão de aumentar a participação das versões a diesel nas vendas do utilitário esportivo.
O Renegade Moab tem uma lista de equipamentos baseada na versão Sport, a mais barata da linha.
Por isso, chegou com status de versão com melhor custo-benefício da família.
Além de um bom nível de equipamentos, entrega a valentia do motor 2.0 diesel de 170 cavalos, além de tração nas quatro rodas, essencial para quem curte aventuras fora-de-estrada.
Fotos: Matheus Albino / Carro Arretado
Tem até seletor de terreno para se adequar a diferentes tipos de estradas. Pra completar esta “brutalidade” do Renegade movido a óleo, pneus de 17 polegadas e de uso misto.
O câmbio é automático de 9 velocidades e faz o motor trabalhar de forma mais suave, ajudando também no consumo de combustível.
Média no nosso teste
A média nos dias de teste foi de 8,5 km/l. Segundo dados da Jeep, o Renegade pode fazer até 12km/l na cidade, e 14km/l na estrada.
O ambiente interno traz bons itens como freio de estacionamento com acionamento eletrônico, ar-condicionado com ajuste individual para motorista e passageiro, tomada USB, câmera de ré e central multimídia com espelhamento para celulares.
Este sistema de mídia é pequeno, apenas 7 polegadas, enquanto que nas mais caras a tela sobe para 8,4″ de tamanho.
Mas a Jeep está preparando um novo sistema de mídia para a dupla Renegade e Compass.
PONTOS FRACOS
Como é a versão mais barata a diesel, algumas ausências eram esperadas na lista de equipamentos.
Destaque para ausência da partida por botão, sensores dianteiros de estacionamento (oferece apenas os de trás) e ajustes elétricos do banco do motorista, itens que o Renegade Moab não oferece.
O carro dá uma derrapada no quesito segurança. Nada de seis airbags, nem faróis full-LED, alerta de ponto cego ou retrovisor antiofuscante.
Se quiser esses itens vai ter que partir para as mais caras do Renegade. O espaço interno é bom para quem vai na frente.
Espaço interno
Os passageiros da segunda fileira sofrem um pouco, especialmente quem vai no meio por conta do túnel central. O porta-malas é de 320 litros.
Apesar do preço aparentemente salgado, o Renegade Moab é o SUV a diesel mais barato do Brasil e talvez a melhor opção de 0km com este tipo de motor.
E não é difícil entender o porquê. Basta dar uma olhada no mercado.
A Fiat Toro é quem mais se aproxima em relação a preços, mas a sua versão de entrada oferece uma lista de equipamentos bem enxuta e cobra os mesmos R$ 150 mil.
Nem adianta olhar para picapes maiores, pois nenhuma está nesta faixa de preço.
Lembrando que a Jeep vai trocar o motor flex do Renegade por um turbo e isso deve aumentar as vendas do SUV.