Carros populares? Hatches de entrada estão mais equipados e, também, mais caros

hatches compactos

Que o consumidor está cada vez mais exigente em relação aos carros 0km isso todo mundo sabe, inclusive, as montadoras. A cobrança por mais tecnologia começa já na turma que compra carros populares, como os hatches de entrada. Este segmento evoluiu bastante nos últimos meses e ganhou fôlego na difícil concorrência com os utilitários esportivos, categoria que está na moda não só no Brasil, mas em boa parte do mundo. 

Nossa equipe avaliou recentemente 5 modelos deste segmento, sendo 3 deles dirigindo por uma semana aqui no Grande Recife. Apenas os novos Hyundai HB20 e Citroën C3 que andamos no dia do lançamento, que é quando a montadora convida jornalistas de todo o País para realizar um test-drive na cidade onde acontece o evento.

No caso do HB20 o teste foi em um circuito fechado no interior de São Paulo; enquanto no C3 a nossa avaliação aconteceu no Rio de Janeiro, em um teste de 100 km pela capital fluminense. Em relação a Polo, Onix RS e Peugeot 208, passamos mais tempo e assim conhecemos melhor as novidades desse trio.

Nas andadas à noite com o trio, notamos que eles chamaram mais atenção, não só pelo visual bem acertado, mas também pelos faróis full LED que equipam Polo e 208. A verdade é que ainda não é muito comum carros deste porte terem esse tipo de iluminação que, além de mais eficiente, dá um toque extra de elegância.

Essa tecnologia não veio apenas para deixar os carros mais bonitos. Os faróis full LED podem melhorar em até 50% a visibilidade em relação às luzes halógenas, pelo menos foi isso que aconteceu com o novo Polo, segundo a Volkswagen.

No caso do Onix RS, por ter luzes halógenas (apenas o DRL é em LED), não se destacou tanto quanto os outros dois em nossos passeios noturnos, mas ganhou elogios de quem parava pra perguntar sobre ele graças aos detalhes esportivos na carroceria.

Realmente um trabalho bem elaborado pela Chevrolet, tem spoiler de teto e retrovisores em preto brilhante, além de rodas de liga-leve aro 16 em tom escurecido. 

No geral podemos dizer que os hatches evoluíram e ganharam a mesma tecnologia que antes só era vista em carros de luxo.

Claro que eles não estão no mesmo nível, mas boas novidades chegaram. Polo, Onix, HB20 e Peugeot oferecem chave presencial, partida por botão, e carregador de telefone por indução.

O C3, por ter uma proposta de ser um dos hatches mais baratos do Brasil, vai pro lado do custo-benefício, sua versão de entrada custa R$ 69 mil, sendo um dos mais baratos do segmento.

O carro da Citroën tem como destaque o sistema de mídia de 10 polegadas com projeção sem fio. O Onix tem até Wi-Fi com internet 4G a bordo. Em relação aos dispositivos de segurança, HB20 e 208 são os que mais se destacam.

O hatch da Hyundai oferece sistema que freia o carro sozinho, assistente de permanência em faixa, e detector de fadiga; o novo 208 conta com dispositivo que reconhece placas de velocidade, ajudando o motorista a evitar multas ao passar por radares, farol alto adaptativo, e outros sistemas de segurança. 

E até outros modelos do segmento que não citamos acima vão ganhar por mudanças logo logo. É o caso do Fiat Argo, que vai oferecer câmbio automático CVT a partir do próximo ano. A marca italiana também vai trazer outras novidades para o hatch que é um dos mais vendidos desta categoria. 

Os hatches estão mudando pra melhor e oferecendo mais tecnologia e segurança ao consumidor. A briga continua acirrada, mas agora num nível de qualidade bem melhor do que há alguns anos quando eles eram vistos apenas como carros de entrada e pra quem só queria mesmo ter um zero-quilômetro na garagem. 

Se antes a discussão com o vizinho é pra saber quem tinha o hatch mais bonito, agora é também sobre o mais seguro e tecnológico. 

Se inscreva em nosso canal no youtube

Tags:

Continue lendo