Audi lança veículo que roda com baterias velhas de carros elétricos

Audi lança veículo que roda com baterias velhas de carros elétricos

Notícias 20/06/2022
Riquixás, transporte tradicional na Índia vai ganhar versão elétrica da Audi

Uma das grandes preocupações com carros elétricos é em relação ao futuro das baterias após o tempo de vida útil.

A maioria dos fabricantes oferece uma garantia de até 8 anos. Mas, ainda há muitas dúvidas sobre o destino dessas baterias após encerrar o ciclo de vida nos carros.

Leia mais: Andamos no novo Q3 Sportback

No entanto, a Audi apresentou uma solução que parece bem interessante para garantir a “segunda” vida dessas baterias de carros elétricos.

Através de uma parceria com a start-up germano-indiana Nunam, a Audi está lançando três riquixás elétricos para as estradas da Índia. 

Pra quem não sabe, o riquixá é um meio de transporte de tração humana bastante utilizado pelos indianos. No caso desses modelos elétricos, eles serão alimentados por baterias usadas retiradas de veículos da frota de teste da Audi. 

O objetivo é explorar como os módulos feitos com baterias de alta tensão podem ser reutilizados após o ciclo de vida do carro e se tornar um caso de uso viável de segunda vida. 

A Audi também quer fortalecer as oportunidades de emprego para mulheres na Índia, em particular: elas receberão os e-riquixás para transportar suas mercadorias. 

Quando chegam?

Os e-riquixás movidos a baterias de segunda vida estão programados para chegar às estradas na Índia pela primeira vez em um projeto piloto no início de 2023.

Quando usadas adequadamente, as baterias de segunda vida podem ter um enorme impacto, ajudando as pessoas em situações desafiadoras da vida a obter renda e independência econômica”, disse Prodip Chatterjee, cofundador da Nunam.

Se inscreva em nosso canal no youtube

Tags:

Continue lendo